05 de fev. de 2025
A Itinerância Bubuia, realizada pela Bienal das Amazônias em São Luis, no Maranhão, preparou uma programação imperdível para este mês de fevereiro, começando com o workshop “Dança-teatro: Âmago humano”, que convida o público a mergulhar em um espaço de dança e experimentações culturais. A oficina será ministrada por Breno Pereira e Wiliam Euller, do Coletivo Cipó, nesta quarta-feira (5), às 15h, no Auditório do Centro Cultural Vale Maranhão, e a entrada é gratuita.
A Itinerância Bubuia tem patrocínio Master de Nubank e Shell Brasil, além da parceria do Centro Cultural Vale Maranhão e do Espaço Chão SLZ.
VEJA MAIS
O Coletivo Cipó é um grupo independente que atua na cena maranhense desde 2023 e se caracteriza pelo entrelace de diversas linguagens artísticas, como dança-teatro, circo, audiovisual e performance.
“Para nós, é um momento grandioso. Nos identificamos muito com a proposta da Bienal e somos um grupo bem novo, então, ter a oportunidade de ministrar uma oficina neste espaço representa um reconhecimento do nosso trabalho e uma oportunidade de mostrar um pouco do que desenvolvemos durante nossos processos criativos”, explica Breno Pereira.
Na sexta-feira (7), o artista Lucas Trindade vai ministrar um workshop que ajuda a desenvolver competências psicomotoras a partir da prática do Origami como técnica de artesanato.
“Demonstrarei quais caminhos seguiremos para fazer o peão de origami. A essência é exercitar a memória e paciência, uma vez que teremos passos a serem seguidos que resultam em algo diferente do que a gente quer, entretanto igual ao que precisamos para montar um tabuleiro de dama”, ressalta Lucas Trindade.
A Itinerância Bubuia segue promovendo espaços de trocas de experiências por meio de rodas de conversas com artistas locais. Marcos Tadeu e Luiza Fernandes conduzirão o workshop “Arqueologia, Patrimônio Cultural e territórios de saberes: ritmos das antiguidades do Maranhão”, no sábado (8), às 17h.
Durante a conversa, os artistas irão compartilhar reflexões sobre territórios de saberes, patrimônio cultural, arqueologia, brinquedos e ritmos da antiguidade no Maranhão, usando cantos, toques e imagens.
“O público pode esperar um encontro de muita potência. Admiro imensamente o trabalho e atuação de Marcos Tadeu e é uma oportunidade muito boa de nos unirmos para conduzir um encontro bonito. Para mim, participar da Bienal das Amazônias é gratificante, por ser um projeto que une nossos irmãos e promove a cultura amazônica, sendo essencial para fortalecimento do território enquanto uma potência encantadora de artistas e fazedores culturais”, afirma Luiza Fernandes.
As itinerâncias da Bienal das Amazônias já percorreram Marabá e Canaã dos Carajás, e agora estão ocorrendo em São Luis (MA). A itinerância tem patrocínio master do Nubank e Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Bienal das Amazônias é instituição de arte, nascida no Sul Global, que tem como premissa o deslocamento do debate sobre as artes e seus potenciais enquanto ferramenta geradora de transformação econômica e social, dos eixos dominantes do mercado das artes, devolvendo o protagonismo à Amazônia desde as Amazônias. Para tanto, desenvolve programas que possibilitem a amplificação dos temas relevantes para as comunidades que constituem este amplo território, sempre norteados pela equidade de gênero, justiça social, democratização de acesso aos bens culturais, comprometidos com o desenvolvimento economicamente sustentável da região.
SERVIÇO
Workshop “Dança-teatro: Âmago humano”, com Coletivo Cipó, Breno Pereira e Wiliam Euller
Classificação: 18 anos Dia: 5/02/2025
Hora: 15h
Local: Auditório do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM - Av. Henrique Leal, 149 Centro, São Luís – MA
Workshop “Origami e o jogo de dama”, com Lucas Trindade
Dia: 7/02/2025
Hora: 15h
Local: Auditório do Centro Cultural Vale Maranhão – CCVM - Av. Henrique Leal, 149 Centro, São Luís – MA
Workshop - “Arqueologia, Patrimônio Cultural e territórios de saberes: ritmos das antiguidades do Maranhão”, com Marcos Tadeu e Luiza Fernandes
Entrada gratuita
Dia: 8/02/2025
Hora: 17h
Local: Chão SLZ - Rua do Giz - 167. Centro. São Luís - MA
leia também...