28 de out. de 2024
O Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA) oferece ao público uma Oficina de Teatro e Hip-Hop, com a pesquisadora Arth, no primeiro domingo de novembro. A programação dá início às atividades do Novembro Negro e tem como proposta envolver voz, corpo e performance, mixando potências artísticas das linguagens do teatro e elementos presentes na cultura Hip-Hop, como o Rap e a Poetry Slam.
A oficina ocorrerá nos dias 10 e 20 de novembro, das 10h às 12h, no CCBA. Para participar, inscreva-se no link.
O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Oficina de Teatro e Hip-Hop é uma proposta de pesquisa cênica elaborada pela artivista, educadora, pesquisadora, atora-criadora de dramaturgias pretas e amazônidas Arth. Formada em Letras - Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e no curso Técnico em Teatro, pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, Arth também atua no movimento hip-hop como poeta da poesia falada: slam poetry ou poesia slam.
VEJA MAIS
“Eu estou desenvolvendo uma pesquisa em uma especialização em artes na qual eu estou trabalhando a mistura dessas duas linguagens, tanto do teatro quanto do hip-hop. Para além de mim, eu trago na minha trajetória uma luta de ativismo em relação ao meu povo”, explica.
Arth é idealizadora do Slam Comparência e das oficinas de slam poesia que promovem atividades formativas e técnicas para performance de poesia falada (spoken word). Também desenvolve trabalhos com mediação cultural e é Arte-Educadora no Centro Cultural Bienal das Amazônias.
A pesquisadora explica que a oficina será trabalhada em momentos. Além de oferecer ao público acolhimento e exercício práticos, corporais e vocais, a atividade envolverá dinâmicas do teatro com o intuito de estimular a interação do público, para que as pessoas possam se conhecer e reconhecer, para criar um clima de intimidade, e então compartilhar suas narrativas pessoais de vida.
“O que se espera é que as pessoas que vão participar já tenham alguma dimensão do que é o movimento hip-hop também. Pode ter algum tipo de vivência, nem que seja pelo menos ouvindo rap, por exemplo, compreendendo que existe uma batida, um ritmo, um balanço, uma forma de dançar diferente, que existem manifestações visuais também. Já que estamos na Bienal, a gente também vai pensar essa cultura do grafite. Nós temos ali na exposição 'Insurgências e o Contraponto do Longe', com curadoria de Débora Oliveira, Keyna Eleison, Emerson Caldas e Junior Negão, obras que remetem significativamente a essa cultura. Mas se tiver alguém que queira ser introduzido a algum elemento do hip-hop, ali pode ser o momento”, acrescenta a artista.
Oficina de Teatro e Hip-Hop com a arte-educadora Arth abre as atividades do Novembro Negro no CCBA
A oficina também terá um momento informativo, chamado “Gira de diálogos”, onde Arth convocará um tema especifico para fazer com que as pessoas pensem a respeito e falem suas impressões e opiniões para encaminhar o público para a construção de uma poética de cena pessoal. Sendo assim, o público pode esperar uma imersão completa.
“Essa oficina tem o caráter de acolher pessoas. Acredito que é muito importante ela estar dentro dessa programação porque eu quero trazer mais essas pessoas que se identificam com a cultura hip-hop, que se identificam com essas pautas sociais, para que a gente busque uma forma de reinventar a nossa realidade. Eu acredito muito na transformação da realidade e é muito importante que o CCBA esteja oportunizando isso pra gente, possibilitando que nós sejamos os agentes transformadores”, resume Arth.
Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA)
Horário de funcionamento: segunda e terça (fechado), quarta e quinta (9h às 17h), sexta e sábado (10h às 20h), domingos e feriados (10h às 15h). Última entrada sempre 1 hora antes do fechamento.
SERVIÇO
Oficina de Teatro e Hip-Hop com Arth
Inscrições: https://bit.ly/48lNeDV
Data: Dias 10 e 20 de novembro de 2024
Hora: 10h às 12h
Local: CCBA – Rua Manoel Barata, n° 400
leia também...