17 de set. de 2024
O Centro Cultural Bienal da Amazônias (CCBA) apresenta, neste final de semana, uma programação que destaca aspectos inéditos e complementares das quatro novas exposições que estão em cartaz: “Insurgências e o Contraponto do Longe”, “Moeda Cabana”, “Passos de Encantamento” e “As Revoltosas".
As atividades incluem uma Roda de Conversa com o fotógrafo André Penteado, que expõe seu trabalho em “Moeda Cabana”, mediada por Vânia Leal, curadora da exposição; o espetáculo "Kamishibai Encantado", do Grupo Folhas de Papel, uma forma japonesa de contação de histórias que combina narração oral com ilustrações; e oficinas de alto relevo em argila, pensadas a partir da exposição “As Revoltosas”. A programação, gratuita busca ampliar a percepção dos visitantes, explorando contextos que muitas vezes ficam à margem das exposições tradicionais. O CCBA tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SAIBA MAIS
Na quinta-feira (19), o fotógrafo e artista visual André Penteado participa de uma roda de conversa com a curadora da exposição “Moeda Cabana”, Vânia Leal. O bate-papo vai abordar os aspectos curatoriais que envolvem essa exposição, desde o título até a escolha das imagens apresentadas ao público, passando pelo aspecto histórico que inspirou André Penteado na construção desse trabalho. A Roda de Conversa começa às 15h30.
Roda de conversa com Vânia Leal e André Penteado no CCBA (Foto: Ana Dias)
No sábado (21), o CCBA apresenta o espetáculo “Kamishibai Encantado”, do Grupo Folhas de Papel, que narra a aventura de dois viajantes colecionadores de histórias, compartilhadas com o público através do ‘causo’ de Chico Bara, um pescador que decide enfrentar os mistérios das águas em uma jornada pelo rio Jauari em plena madrugada. O kamishibai é uma forma japonesa de contação de histórias que combina narração oral com ilustrações, proporcionando ao espectador uma experiência visual e auditiva única. Um programa que vai encantar o público de todas as idades, principalmente o infantil. O espetáculo começa às 16h.
Espetáculo teatral infantil no Centro Cultural Bienal das Amazônias (Foto: Luiz Barreto)
Ainda no sábado (21) e no domingo (22), o Centro Cultural Bienal da Amazônias oferece ao público oficinas de alto relevo em argila, desenvolvidas pela equipe de arte-educadores a partir da exposição “As Revoltosas”, que tem uma temática trabalhada em esculturas, máscaras e cerâmica. As oficinas oferecem ao público a possibilidade de vivenciar a mesma prática proposta pelos artistas, criando um vínculo com as exposições. As oficinas de alto relevo em argila serão realizadas de 10h às 12h.
Oficina de alto relevo em argila (Foto: Luiz Cláudio Fernandes)
Serviço:
Roda de Conversa com André Penteado e Vânia Leal
Data: 19/09
Hora: 15h30
Espetáculo teatral “Kamishibai Encantado”
Data:21/09
Hora: 16h
Oficina de alto relevo em argila
Data: 21 e 22/09
Hora: 10h às 12h
Local: Centro Cultural Bienal das Amazônias, na Rua Senador Manoel Barata, 400, bairro da Campina.
Mais informações no Instagram do CCBA.
leia também...